por Dan Costa

Quando alguém fala em Planeta dos Macacos, normalmente duas coisas vêm na cabeça: o grande clássico com Charlton Heston e a aberração que foi a versão de Tim Burton em 2001. Felizmente, essa versão de 2011 supera em 1000% a versão do freak muthafucka.

Confesso que o filme me ganhou já no trailer, já que sou grande fã de James Franco e ele tem feito vários ótimos projetos ultimamente.  Quem não viu o trailer e não sabe o que se passa, farei uma breve sinopse da película. Uns macacos são pegos para que uma droga contra o Alzheimer seja testada. Durante os testes, percebe-se que os macacos ganharam inteligência comparável com a dos humanos. Ceasar, o primeiro macaco a ter esse comportamento, inicia uma revolução para se vingar dos humanos que abusavam dos chimpanzés e libertá-los dos mau tratos.

O elenco é impecável mas o grande destaque aqui vai para Andy Serkis , que ficou mais conhecido como o Smeagol de Senhor dos Anéis. Serkis, que já é expert em mocap (motion capture), tem uma performance tão brilhante como Ceasar, que gerou até um Oscar buzz por sua interpretação digital. É possível ver o ator demonstrando suas emoções através do personagem com perfeição. James Franco faz o “pai” de Ceaser, Dr. Will Rodman. Franco tem uma atuação sólida desde o início do filme e demonstra sinergia impressionante com Serkis. O resto do elenco, apesar de ter Brian Cox, é bem descartável. Um destaque “neutro” aqui é o ator de Harry Potter, o badass Tom Felton que fez Draco na franquia. Aqui ele é o Dodge Landon, o cara que “cuida” dos macacos. Felton só fez papel de babaca até agora e estou curioso pra saber se ele sabe fazer algo mais.

O diretor Rupert Wyatt é relativamente novo no business com apenas 4 filmes no curriculum. E após o sucesso de Planeta dos Macacos, acredito que ele vai ter uma carreira bem promissora em Hollywood. Palmas para Wyatt. Bom elenco, com bom roteiro e efeitos especiais, dificilmente um diretor teria problemas com isso.

Resumindo: Planeta dos Macacos – A Origem é um filme que me surpreendeu. Não sabia que ia gostar tanto da película. Ótimos efeitos especiais, especialmente na produção dos macacos. Perfeito! História com drama na dose certa e capaz de agradar uma grande variedade do público. Esse com certeza vai pra minha prateleira.

Nota: 9/10

7 comentários »

  1. eu achei esse filme um maximo ! Ceaser eh um personagem que cresce dentro de vc , e no final eu ja estava torcendo para os macacos !!! uhh uhh uhh ahh ahhh ahhh ahh !!!!

    Curtir

  2. nota:9 /10 !!! desculpas mas na minha opniao esse filme foi 10!!!! pq vc deu a nota 9 ????
    Esse filme nao teve muito bla bla bla estupido , explicou muito bem como a origem de tudo , efeitos especials muito bem feito ,e nao esqueca de qd o filme termine , fique alguns minutos mais ate aparecer o mapa global e mostrar o que e como uma infestacao foi feita de cidade a cidade …..

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.