Que papo é esse Cronenberg?
Não tem muito tempo que Bradon Cronenberg tem se mostrado uma potência no que tange a filmes esquisitos de sci-fi, com terror e ciência, e críticas a sociedade. Mas nosso […]
Filmes e Tal (est.2010)
Filmes, seriados e mais!
Não tem muito tempo que Bradon Cronenberg tem se mostrado uma potência no que tange a filmes esquisitos de sci-fi, com terror e ciência, e críticas a sociedade. Mas nosso […]
Não tem muito tempo que Bradon Cronenberg tem se mostrado uma potência no que tange a filmes esquisitos de sci-fi, com terror e ciência, e críticas a sociedade. Mas nosso pequeno Brandon tinha a quem puxar, e nisso ele vem acertando em cheio. Deixando a rasgação de seda de lado, a verdade que hoje eu trago uma simples pergunta: que papo é esse David Cronenberg?
Nesses tempos eu tenho assistido bastante essa família e em um determinado momento me veio aquela velha comparação : “caramba, como o David e Kubrick tem similaridades”. Entusiasmada com esse link, cacei na internet possíveis entrevistas ou falas do nosso digníssimo diretor quanto a isso, e o que achei me deixou reflexiva:

Para isso, reuni alguns dos clássicos de ambos para poder pontuar as similaridades:
Fiz um estardalhaço para concluir que tudo isso não é nada mais e nada menos do que o cinema da década de 70, irreverenciando a década de ouro que se despedia. Posso até ter forçado um pouco nessas comparações já que nosso David e seu body horror dentro da ficção científica é algo muito autoral, assim como Cronenberg pode estar correto em alguns pontos de sua colocação, mas não considerar Kubrick como um “cineasta cinemagráfico de alto nível” já é doideira. Conseguir transformar algo em vendável é também uma habilidade, e se é nisso que o Kubrick é bom, ele é realmente bom.
Você pode até achar um exagero da minha parte, um certo “procurar pelo em casca de ovo”, e tudo bem. Sigo convicta com minhas análises de que existem similaridades e elas estão presentes apesar das diferenças nos detalhes e peculiaridades. Não acredita em mim? Assista esses filmes e depois me conta.
Por Amanda Leite