Não tem muito tempo que Bradon Cronenberg tem se mostrado uma potência no que tange a filmes esquisitos de sci-fi, com terror e ciência, e críticas a sociedade. Mas nosso pequeno Brandon tinha a quem puxar, e nisso ele vem acertando em cheio. Deixando a rasgação de seda de lado, a verdade que hoje eu trago uma simples pergunta: que papo é esse David Cronenberg?

Nesses tempos eu tenho assistido bastante essa família e em um determinado momento me veio aquela velha comparação : “caramba, como o David e Kubrick tem similaridades”. Entusiasmada com esse link, cacei na internet possíveis entrevistas ou falas do nosso digníssimo diretor quanto a isso, e o que achei me deixou reflexiva:

Para isso, reuni alguns dos clássicos de ambos para poder pontuar as similaridades:

  1. De um lado temos um protagonista excêntrico, sem filtro, vivendo num contexto distópico (ou seria real?) de extrema violência. De quem eu to falando? Seria Crimes do Futuro ou Laranja Mecânica?
  2. Do outro lado temos um filme com pouco diálogo, uma voz narrativa, com uma crítica social e reflexões filosóficas, uma ambiêntação claustrofóbica/desconfortante, e dentro do mundo da ficção científica. E agora? Seria Crimes do Futuro ou 2001 – Uma Odisséia no Espaço?
  3. Por último um terror familiar, uma cena com porta, e seres desfigurados. Seria Filhos do Medo ou O Iluminado?

Fiz um estardalhaço para concluir que tudo isso não é nada mais e nada menos do que o cinema da década de 70, irreverenciando a década de ouro que se despedia. Posso até ter forçado um pouco nessas comparações já que nosso David e seu body horror dentro da ficção científica é algo muito autoral, assim como Cronenberg pode estar correto em alguns pontos de sua colocação, mas não considerar Kubrick como um “cineasta cinemagráfico de alto nível” já é doideira. Conseguir transformar algo em vendável é também uma habilidade, e se é nisso que o Kubrick é bom, ele é realmente bom.

Você pode até achar um exagero da minha parte, um certo “procurar pelo em casca de ovo”, e tudo bem. Sigo convicta com minhas análises de que existem similaridades e elas estão presentes apesar das diferenças nos detalhes e peculiaridades. Não acredita em mim? Assista esses filmes e depois me conta.

Por Amanda Leite

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.