Como mencionei no último post, o Dia das Bruxas está chegando e com isso decidi fazer uma lista de TOP 10 filmes que eu acho que deveriam ser vistos no dia do Halloween.

O critério que adotei para fazer tal lista foi o fator SUSTO! Então menos sangue e mais suspense nesse primeiro TOP 10 do blog. Não levarei em conta os remakes, mas sim os filmes originais. Let’s go!

10 A Hora do Pesadelo (1984)

Em 1984, o diretor Wes Craven entrou para o hall da fama dos filmes slashers com A Hora do Pesadelo. O filme traria para as telas, um dos maiores ícones e vilões do cinema de todos os tempos, Freddy Krueger (Robert Englund), além de atores como Johnny Depp e Heather Langenkamp. O filme conta a história de um molestador de crianças que foi morto pelos seus pais. Voltando dos mortos, Freddy busca vingança atacando os sonhos dos filhos daqueles que o matou. Quando Freddy mata no sonho, suas vítimas morriam no mundo real também.

Nessa primeira versão de A Hora do Pesadelo, Englund encarna um Freddy sombrio, com apenas um toque de humor, que gostava de brincar com suas vítimas antes de matá-las. O filme tem cenas lendárias (como a parede que se deforma com a cara de Freddy e a famosa cena da banheira), e foca mais no suspense do que a sanguinolência.  Os efeitos especiais são práticos e old-school, sem essa frescurice de imagem gerada por computador (CGI) dos dias atuais.

Depois de A Hora do Pesadelo, Wes Craven, Freddy Kruegger e Johnny Depp, conseguiram lugares cativos em Hollywood e se tornaram icones do cinema.

9 Atividade Paranormal (2009)

Muita gente vai me criticar por botar esse filme aqui, mas virei um fã de Atividade   Paranormal desde o dia que eu vi. O filme meio que segue a receita de A Bruxa de Blair, com o  mote de ser “baseado em fatos reais”, ser filmado pelos próprios atores e ter mistério cercando  sua produção e lançamento. Creio que Atividade será um filme cult nos próximos anos, assim  que as pessoas aprenderem a degustá-lo e/ou digerí-lo.

Para quem AINDA não viu esse filme, é a história de um casal que vai pra uma casa e lá pelas tantas um demônio começa a assustá-los. Pronto! Esse filme, se você for vê-lo em casa, veja com o apoio de seu home-theater no talo e uma televisão grande ajuda muito também. Os detalhes fazem toda a diferença nesse filme e é isso que gosto nele. Acredite, não é qualquer filme que consegue tirar meu sono a noite mas este aqui conseguiu. O filme Atividade Paranormal 2 está ainda nos cinemas e vale muito a pena ver também, você pode ler a crítica dele aqui.

8 REC (2007)

Feito em 2007, REC é uma produção espanhola que surpreendeu muita gente, tendo até um remake americano Quarentena apenas um ano depois de seu lançamento. O filme, dirigido pelo espanhol Jaume Balagueró, não tem nenhum rosto conhecido para o público brasileiro mas isso não diminui em nada o interesse e qualidade de REC. Seguindo o tipo de filmagem “do-it-yourself”, como visto no Atividade Paranormal e Bruxa de Blair, o filme mostra um grupo de uma emissora de TV que vai a um prédio tentar fazer uma reportagem, mostrando a rotina dos bombeiros da cidade. Quando chegam lá, o prédio em que estão é rapidamente lacrado e ninguem pode sair ou entrar. Ningúem entende nada, até que pessoas surgem infectadas e algumas respostas começam a aparecer.

Em REC, o susto é garantido devido ao ótimo trabalho feito na edição e o clima criado ao longo do filme. Já que fez sucesso, o mais natural foi criar logo uma sequencia, REC 2, que chegou aos cinemas brasileiros em Setembro e na minha opinião é melhor que o primeiro, com mais suspense, ação e mais mistério acerca do prédio e seus ocupantes.

7 Lobisomem Americano em Londres (1981)

Este clássico se tornou um de meus filmes favoritos. Tinha visto ele quando era muito pequeno e quando fui revê-lo, vi o quão brilhante Lobisomen Americano em Londres é. Dirigido por John Landis, esse clássico de 1981 é cultuado por várias pessoas até hoje, ganhando até uma continuação, levemente modificada em 1997, com  Lobisomem Americano em Paris.

O filme conta a história de 2 amigos, americanos, que vão pra Londres de mochilão para curtir. Lá, eles são atacados por um lobo e um deles morre. David, o sobrevivente, começa a experienciar certas mudanças em seu corpo, como audição e olfato bastante apurados. Ele descobre que virou um lobisomen da pior forma possível, na lua cheia.

A transformação de David é um capítulo a parte, sendo feita todinha na frente da câmera, com efeitos visuais estupendos e maquiagem inacreditável!

6 A Hora do Espanto (1985)

Mais uma pérola dos anos 80, A Hora do Espanto é um dos melhores filmes de vampiro por aí. Longe dessa febre que a saga Crepúsculo criou, o filme nos leva às raízes de toda essa lenda envolvendo vampiros, sem a parte afeminada, sem romances.

O filme mostra a história de Charlie Brewster e seu amigo Evil Ed, louco por filmes de terror, especialmente vampiros. A vida de Charlie era tranquila até ele ganhar um novo vizinho, um vampiro. Coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor e o vampiro se aproxima da família de Charlie. Então ele procura a ajuda de um velho ator desacreditado e expert in vampiros, Peter Vincent. Quanto menos espera, Charlie se vê na posição de caça-vampiros tendo que caçar até pessoas próximas dele.

A Hora do Espanto é um filme divertido, feito para você se assustar e rir bastante e pensar nos seus problemas depois.

5 Madrugada dos Mortos (2004)

Sim, sim.. falei que não ia falar de remake… MAS esse aqui vale a pena. O original foi feito em 1978, mas o Madrugada dos Mortos que mais curti foi o de 2004. Digo isso por que atualizaram o filme e mantiveram os melhores elementos da versão clássica. Esse filme de zumbi é diferente daqueles onde os zumbis ficam falando “céeeereeeebrooo” e ficam rastejando por aí. Aqui o buraco é mais embaixo, os zumbis correm e se proliferam rapidamente. Pra piorar, nossos personagens ficam presos num shopping, dando uma sensação de claustrofobia durante a maior parte do filme.

Os sustos são garantidos, e o final é surpreendente fugindo da receitinha de bolo de Hollywood que os espectadores estão acostumados.

4 Sexta Feira 13 (1980)

Jason, Jason, Jason!!! Pois é, se vocês querem ver Jason, esse não é o filme pra vocês. No primeiro filme da série Sexta Feira 13, o Jason que conhecemos está ausente, mas isso não tira o suspense do filme. Como em A Hora do Pesadelo que tivemos a estréia de Johnny Depp, aqui temos Kevin Bacon fazendo sua estréia no cinema.

O filme tem praticamente a mesma premissa em todas as suas versões: adolescentes com os hormônios à flor da pele, sexo, drogas e o resto vocês já sabem. Já que temos o primeiro filme da série aqui, o andamento dele é meio lento no começo mas o suspense vai aumentando gradativamente, sempre com músicas horripilantes pra deixar o espectador assustado e angustiado pronto para levar sustos.

.

3 O Exorcista (1973)


Em 1973 surgia um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, O Exorcista. Escrito por William Peter Blatty e Willian Friedkin, o filme traz a pequena e novata Linda Blair no papel de Regan, uma menina que é possuida pelo demônio. Como a maioria dos filmes de suspense, O Exorcista começa contando a história do padre (Max Von Sidow) em suas escavações e do padre Karras (encarnado aqui pelo falecido Jason Miller) até a história se encontrar com a de Regan.

O Exorcista possui muitas cenas lendárias como a da masturbação com a cruz, o vômito, a cabeça giratória e na versão do diretor, a famosa descida de escada.

Se você quer bons sustos neste Halloween, pegue a versão do diretor. Diversão garantida!


2 Evil Dead (1981)


Evil Dead ou A Morte do Dêmonio é um filme trash com status de cult e item obrigatório em qualquer lista de filmes de terror por aí. Dirigido e escrito por Sam Raimi (Homem Aranha, Arraste-me Para o Inferno), Evil Dead é aquele filme para você ver e se divertir com a galera, pois não é um filme para ser levado à sério.

O f ilme conta a história de um grupo de amigos que vai passar o final de semana numa cabana alugada isolada no meio do nada. Lá, Ash (o lendário ícone trash Bruce Campbell) e seus amigos decidem vasculhar a casa e acham o livro dos mortos, o Necronômicon. Depois de ler partes do livro as coisas mudam e amigos ficam possuídos e a coisa começa à desandar para os ocupantes da cabana. Vale lembrar que o filme foi feito com muito pouco dinheiro e feito com os amigos de Raimi, inclusive seu irmão ajudou na produção e fez até uma ponta no longa. Anos depois, Evil Dead voltou com sua continuação (ou remake, dependendo do ponto de vista), com o título Evil Dead 2 ou Uma Noite Alucinante, aqui no Brasil. Evil Dead 2, é como se fosse o primeiro mas feito com mais dinheiro e recursos. Os 2 são altamente recomentados.


1 Halloween (1978)

Tcharannnn… chegamos ao primeiríssimo lugar! Tido como precursor de todos esses filmes de serial-killers, Halloween chegou às telas de cinema em 1978, quebrando recordes de bilheteria para filmes de terror que durou por muitos anos. Dirigido e escrito por John Carpenter, Halloween conta a história de Michael Myers, um menino pacato que um dia decide assassinar a sua irmã. Ele é interditado e anos depois foge do manicômio para caçar sua irmã adotiva, Laurie Strode (pela novata na época, Jamie Lee Curtis). Michael Myers mata quem estiver lhe atrapalhando a encontrar sua irmã, aniquilando todos que estão em seu caminho.Para controlar essa “máquina de matar” seu médico, Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) segue os rastros de Myers para pará-lo de uma vez por todas.

Michael Myers surgiu e se tornou uma lenda dos filmes de terror, sendo copiado por muitos (o escritor de Sexta-Feira 13 inclusive já admitiu que copiou muita coisa de Halloween para aproveitar o sucesso).

Depois de tamanho sucesso, Halloween se tornou uma franquia com 10 filmes até o momento (entre ruins, bons e muito bom, além do Halloween 3 que não conta com Michael Myers).

No Halloween assista Halloween! Foi mal, mas tinha que falar isso.

Trick or treat bitches!


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.