Como mencionei no último post, o Dia das Bruxas está chegando e com isso decidi fazer uma lista de TOP 10 filmes que eu acho que deveriam ser vistos no dia do Halloween.

O critério que adotei para fazer tal lista foi o fator SUSTO! Então menos sangue e mais suspense nesse primeiro TOP 10 do blog. Não levarei em conta os remakes, mas sim os filmes originais. Let’s go!

10 A Hora do Pesadelo (1984)

Em 1984, o diretor Wes Craven entrou para o hall da fama dos filmes slashers com A Hora do Pesadelo. O filme traria para as telas, um dos maiores ícones e vilões do cinema de todos os tempos, Freddy Krueger (Robert Englund), além de atores como Johnny Depp e Heather Langenkamp. O filme conta a história de um molestador de crianças que foi morto pelos seus pais. Voltando dos mortos, Freddy busca vingança atacando os sonhos dos filhos daqueles que o matou. Quando Freddy mata no sonho, suas vítimas morriam no mundo real também.

Nessa primeira versão de A Hora do Pesadelo, Englund encarna um Freddy sombrio, com apenas um toque de humor, que gostava de brincar com suas vítimas antes de matá-las. O filme tem cenas lendárias (como a parede que se deforma com a cara de Freddy e a famosa cena da banheira), e foca mais no suspense do que a sanguinolência.  Os efeitos especiais são práticos e old-school, sem essa frescurice de imagem gerada por computador (CGI) dos dias atuais.

Depois de A Hora do Pesadelo, Wes Craven, Freddy Kruegger e Johnny Depp, conseguiram lugares cativos em Hollywood e se tornaram icones do cinema.

9 Atividade Paranormal (2009)

Muita gente vai me criticar por botar esse filme aqui, mas virei um fã de Atividade   Paranormal desde o dia que eu vi. O filme meio que segue a receita de A Bruxa de Blair, com o  mote de ser “baseado em fatos reais”, ser filmado pelos próprios atores e ter mistério cercando  sua produção e lançamento. Creio que Atividade será um filme cult nos próximos anos, assim  que as pessoas aprenderem a degustá-lo e/ou digerí-lo.

Para quem AINDA não viu esse filme, é a história de um casal que vai pra uma casa e lá pelas tantas um demônio começa a assustá-los. Pronto! Esse filme, se você for vê-lo em casa, veja com o apoio de seu home-theater no talo e uma televisão grande ajuda muito também. Os detalhes fazem toda a diferença nesse filme e é isso que gosto nele. Acredite, não é qualquer filme que consegue tirar meu sono a noite mas este aqui conseguiu. O filme Atividade Paranormal 2 está ainda nos cinemas e vale muito a pena ver também, você pode ler a crítica dele aqui.

8 REC (2007)

Feito em 2007, REC é uma produção espanhola que surpreendeu muita gente, tendo até um remake americano Quarentena apenas um ano depois de seu lançamento. O filme, dirigido pelo espanhol Jaume Balagueró, não tem nenhum rosto conhecido para o público brasileiro mas isso não diminui em nada o interesse e qualidade de REC. Seguindo o tipo de filmagem “do-it-yourself”, como visto no Atividade Paranormal e Bruxa de Blair, o filme mostra um grupo de uma emissora de TV que vai a um prédio tentar fazer uma reportagem, mostrando a rotina dos bombeiros da cidade. Quando chegam lá, o prédio em que estão é rapidamente lacrado e ninguem pode sair ou entrar. Ningúem entende nada, até que pessoas surgem infectadas e algumas respostas começam a aparecer.

Em REC, o susto é garantido devido ao ótimo trabalho feito na edição e o clima criado ao longo do filme. Já que fez sucesso, o mais natural foi criar logo uma sequencia, REC 2, que chegou aos cinemas brasileiros em Setembro e na minha opinião é melhor que o primeiro, com mais suspense, ação e mais mistério acerca do prédio e seus ocupantes.

7 Lobisomem Americano em Londres (1981)

Este clássico se tornou um de meus filmes favoritos. Tinha visto ele quando era muito pequeno e quando fui revê-lo, vi o quão brilhante Lobisomen Americano em Londres é. Dirigido por John Landis, esse clássico de 1981 é cultuado por várias pessoas até hoje, ganhando até uma continuação, levemente modificada em 1997, com  Lobisomem Americano em Paris.

O filme conta a história de 2 amigos, americanos, que vão pra Londres de mochilão para curtir. Lá, eles são atacados por um lobo e um deles morre. David, o sobrevivente, começa a experienciar certas mudanças em seu corpo, como audição e olfato bastante apurados. Ele descobre que virou um lobisomen da pior forma possível, na lua cheia.

A transformação de David é um capítulo a parte, sendo feita todinha na frente da câmera, com efeitos visuais estupendos e maquiagem inacreditável!

6 A Hora do Espanto (1985)

Mais uma pérola dos anos 80, A Hora do Espanto é um dos melhores filmes de vampiro por aí. Longe dessa febre que a saga Crepúsculo criou, o filme nos leva às raízes de toda essa lenda envolvendo vampiros, sem a parte afeminada, sem romances.

O filme mostra a história de Charlie Brewster e seu amigo Evil Ed, louco por filmes de terror, especialmente vampiros. A vida de Charlie era tranquila até ele ganhar um novo vizinho, um vampiro. Coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor e o vampiro se aproxima da família de Charlie. Então ele procura a ajuda de um velho ator desacreditado e expert in vampiros, Peter Vincent. Quanto menos espera, Charlie se vê na posição de caça-vampiros tendo que caçar até pessoas próximas dele.

A Hora do Espanto é um filme divertido, feito para você se assustar e rir bastante e pensar nos seus problemas depois.

5 Madrugada dos Mortos (2004)

Sim, sim.. falei que não ia falar de remake… MAS esse aqui vale a pena. O original foi feito em 1978, mas o Madrugada dos Mortos que mais curti foi o de 2004. Digo isso por que atualizaram o filme e mantiveram os melhores elementos da versão clássica. Esse filme de zumbi é diferente daqueles onde os zumbis ficam falando “céeeereeeebrooo” e ficam rastejando por aí. Aqui o buraco é mais embaixo, os zumbis correm e se proliferam rapidamente. Pra piorar, nossos personagens ficam presos num shopping, dando uma sensação de claustrofobia durante a maior parte do filme.

Os sustos são garantidos, e o final é surpreendente fugindo da receitinha de bolo de Hollywood que os espectadores estão acostumados.

4 Sexta Feira 13 (1980)

Jason, Jason, Jason!!! Pois é, se vocês querem ver Jason, esse não é o filme pra vocês. No primeiro filme da série Sexta Feira 13, o Jason que conhecemos está ausente, mas isso não tira o suspense do filme. Como em A Hora do Pesadelo que tivemos a estréia de Johnny Depp, aqui temos Kevin Bacon fazendo sua estréia no cinema.

O filme tem praticamente a mesma premissa em todas as suas versões: adolescentes com os hormônios à flor da pele, sexo, drogas e o resto vocês já sabem. Já que temos o primeiro filme da série aqui, o andamento dele é meio lento no começo mas o suspense vai aumentando gradativamente, sempre com músicas horripilantes pra deixar o espectador assustado e angustiado pronto para levar sustos.

.

3 O Exorcista (1973)


Em 1973 surgia um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, O Exorcista. Escrito por William Peter Blatty e Willian Friedkin, o filme traz a pequena e novata Linda Blair no papel de Regan, uma menina que é possuida pelo demônio. Como a maioria dos filmes de suspense, O Exorcista começa contando a história do padre (Max Von Sidow) em suas escavações e do padre Karras (encarnado aqui pelo falecido Jason Miller) até a história se encontrar com a de Regan.

O Exorcista possui muitas cenas lendárias como a da masturbação com a cruz, o vômito, a cabeça giratória e na versão do diretor, a famosa descida de escada.

Se você quer bons sustos neste Halloween, pegue a versão do diretor. Diversão garantida!


2 Evil Dead (1981)


Evil Dead ou A Morte do Dêmonio é um filme trash com status de cult e item obrigatório em qualquer lista de filmes de terror por aí. Dirigido e escrito por Sam Raimi (Homem Aranha, Arraste-me Para o Inferno), Evil Dead é aquele filme para você ver e se divertir com a galera, pois não é um filme para ser levado à sério.

O f ilme conta a história de um grupo de amigos que vai passar o final de semana numa cabana alugada isolada no meio do nada. Lá, Ash (o lendário ícone trash Bruce Campbell) e seus amigos decidem vasculhar a casa e acham o livro dos mortos, o Necronômicon. Depois de ler partes do livro as coisas mudam e amigos ficam possuídos e a coisa começa à desandar para os ocupantes da cabana. Vale lembrar que o filme foi feito com muito pouco dinheiro e feito com os amigos de Raimi, inclusive seu irmão ajudou na produção e fez até uma ponta no longa. Anos depois, Evil Dead voltou com sua continuação (ou remake, dependendo do ponto de vista), com o título Evil Dead 2 ou Uma Noite Alucinante, aqui no Brasil. Evil Dead 2, é como se fosse o primeiro mas feito com mais dinheiro e recursos. Os 2 são altamente recomentados.


1 Halloween (1978)

Tcharannnn… chegamos ao primeiríssimo lugar! Tido como precursor de todos esses filmes de serial-killers, Halloween chegou às telas de cinema em 1978, quebrando recordes de bilheteria para filmes de terror que durou por muitos anos. Dirigido e escrito por John Carpenter, Halloween conta a história de Michael Myers, um menino pacato que um dia decide assassinar a sua irmã. Ele é interditado e anos depois foge do manicômio para caçar sua irmã adotiva, Laurie Strode (pela novata na época, Jamie Lee Curtis). Michael Myers mata quem estiver lhe atrapalhando a encontrar sua irmã, aniquilando todos que estão em seu caminho.Para controlar essa “máquina de matar” seu médico, Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) segue os rastros de Myers para pará-lo de uma vez por todas.

Michael Myers surgiu e se tornou uma lenda dos filmes de terror, sendo copiado por muitos (o escritor de Sexta-Feira 13 inclusive já admitiu que copiou muita coisa de Halloween para aproveitar o sucesso).

Depois de tamanho sucesso, Halloween se tornou uma franquia com 10 filmes até o momento (entre ruins, bons e muito bom, além do Halloween 3 que não conta com Michael Myers).

No Halloween assista Halloween! Foi mal, mas tinha que falar isso.

Trick or treat bitches!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s