Review: A Rede Social (2010)

Publicado: 14/11/2010 em Criticos, Dan Costa, Drama, R
Tags:, , , , , , , , ,

” Se vocês tivessem inventado o Facebook, vocês teriam inventado o Facebook”

por Dan Costa

Depois de algum tempo sem botar alguma crítica aqui no blog, venho com muita alegria fazer o review do filme A Rede Social, filme no qual foi criada uma grande expectativa de minha parte. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar deste filme, A Rede Social é uma película que fala sobre o criador e a criação do Facebook e algumas polêmicas durante todo esse processo. Confesso que quando ouvi falar que um filme sobre esta rede social estava sendo produzido, logo pensei  “Que porra é essa?!” e  duvidei da capacidade de ser feito algo de proveitoso e interessante disso tudo.

Sorte a minha que quebrei a minha cara. Quebrei bonito. O filme conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um jovem de 22 anos, que em 2003 criou  um site chamado Facemash, que seria o precursor do Facebook. Durante a trama Mark sofre com o relacionamento com outras pessoas por ser uma pessoa diferente, e escreve tudo o que pensa num blog, inclusive sobre o término de seu namoro. Isso faz com que ele se vingue de sua ex criando um site onde os usuários comparam quem é gostosa e quem não é, entre as mulheres estava a ex de Mark, Erica Albright (Rooney Mara). Após ter muito sucesso com o Facemash, com milheres de acessos em apenas algumas horas, Mark foi procurado por um grupo de jovens para desenvolver uma rede exclusiva para alunos de Harvard. Zuckerberg pegou essa idéia e a transformou, escutou as opiniões das pessoas e criou o Facebook. A partir da criação do site, várias coisas acontecem e Mark se encontra no meio de dois julgamentos, onde pessoas estão brigando para abocanharem parte desse negócio criado por Zuckerberg.

Os atores fizeram um papel belíssimo durante o filme. Jesse Einsenberg conseguiu mostrar um nerd, em busca da conquista pelo seu espaço sem medo de ser babaca, com muita maestria. Justin Timberlake aparece no papel de Sean Parker, um dos criadores do Napster, que virou consultor para o Facebook. Timberlake já havia feito um ótimo trabalho em Alpha Dog e aqui ele repete a sua competência. Outro papel importante na trama é o de Eduardo Saverin, o cara que bancava os projetos de Mark, inclusive o início do Facebook,  personificado aqui por Andrew Garfield. A direção ficou com David Fincher, que dirigiu ótimo filmes como Seven, Zodíaco, Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button e vários outros. A Rede Social com certeza já merece um lugar especial nesse seleto grupo de filmes.

A música do filme ficou por conta de Trent Reznor, vocalista e multi-instrumentista da banda de rock industrial Nine Inch Nails. Reznor dá o tom certo para o filme, com canções novas, sombrias e algumas releituras, como Creep do Radiohead.

Esse filme não só vale à pena ver, mas também comprar quando sair em blu-ray ou dvd.

Nota: 9,5/10


Anúncios
comentários
  1. Pedro de Moura disse:

    Boa Matéria! Vou querer assistir quando estreiar no cinema. O filme promete
    Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s