7efe6b770cfc88214834c30f4ffa9097_XL

por Johnny

Seguindo as cenas do maior processo político do século no Brasil, O Processo mostra os os senadores Gleisi Hoffmann Lindbergh Farias nos bastidores da defesa da ex-presidente Dilma Rousseff no impeachment de 2016. Dirigido por Maria Augusta Ramos.

Em entrevista para TV 247, a diretora Maria Augusta Ramos disse que quando estava documentando não imaginava que o processo iria acabar da forma que acabou. Talvez na tentativa de mostrar o lado que achava que seria o vencedor, O Processo foca quase que exclusivamente no lado da defesa de Dilma, colocando apenas a professora Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impedimento da ex-presidente. E diferente de Polícia Federal: A Lei é para Todos e O Mecanismo, O Processo não tenta aparentar ser imparcial, favorecendo mais o lado da “esquerda” do congresso.

Um documentário serve para mostrar a realidade através dos olhos do diretor. Mas, diferente de outros documentários, O Processo não possui entrevistas com seus protagonistas, apenas mostrando os maiores momentos do impeachment através de gravações do documentário e cenas mostradas por outras mídias como a TV Senado. Falta um pouco do que é de fato a visão da diretora no longa, o que acaba não trazendo nada de novo para o espectador que acompanhou o processo, que ainda é bem recente.

Um grande acerto do filme foi focar nos protagonistas corretos, no caso os senadores Gleisi Hoffmann e Lindbergh Faria que articularam junto com José Eduardo Cardozo (advogado de Dilma no processo) e sua equipe toda a defesa da ex-presidente e não focar em Dilma Rousseff, que no período não pode fazer muita coisa.

O filme é bem mais longo e se arrasta demais em vários pontos. Poderia ter sido reduzido em 1h 30m no máximo mas dura 2h 17min, se tornando demasiadamente cansativo para o espectador. Várias cenas de plano geral demoram demais e deixam um vácuo de conteúdo que é muito sentido no longa.

Se você acompanhou o processo que removeu a ex-presidente do poder, talvez O Processo não adicione muito, mas se você só se informa através de mídia como cinema e séries, primeiro: vá se tratar. Segundo: esse filme é uma boa opção.

Nota: 6/10

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s