Review: Whiplash – Em Busca da Perfeição (2014)
por Dan Costa Feliz 2015, amigos do Filmes e Tal! O ano começou muito bem com a estréia de Whiplash – Em Busca da Perfeição, um poderoso drama que foi […]
Filmes, seriados e mais!
por Dan Costa Feliz 2015, amigos do Filmes e Tal! O ano começou muito bem com a estréia de Whiplash – Em Busca da Perfeição, um poderoso drama que foi […]
por Dan Costa
Feliz 2015, amigos do Filmes e Tal! O ano começou muito bem com a estréia de Whiplash – Em Busca da Perfeição, um poderoso drama que foi aclamado pelos presentes no Festival de Sundance.
Originalmente lançado com um curta, Whiplash foi tão bem recebido que o diretor Damien Chazelle conseguiu angariar fundos para fazer a versão full. Filmado em apenas 19 dias e com um tempo total de produção de 5 semanas, Chazelle conseguiu fazer um filme emocionalmente forte sobre um jovem músico promissor que entra para a banda de um renomado conservatório de música, onde sofre as consequências de ser regido por um mentor que não tem limites para alcançar a grandeza.
Whiplash tem grandes chances de conseguir algumas indicações ao Oscar (pelo menos Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante), pois parece que o universo conspirou para o sucesso desta obra-prima da sétima arte. Miles Teller (novo Quarteto Fantástico), o promissor baterista Andrew, e J.K. Simmons (Homem-Aranha), como o inescrupuloso maestro Fletcher, carregam o filme em sua totalidade. Ambos os papéis são bem intensos e os atores foram com tudo para ser os mais verossímeis possível. Teller, que toca bateria desde os 15 anos, praticou mais de 4 horas diárias para ter uma pegada mais jazz para o filme, o que fez que suas mãos sofressem muito nas filmagens do filme. Sim, o sangue que você vê na bateria e nas baquetas é dele. J.K. Simmons faz o seu melhor papel, pau-a-pau com o J.J. Jameson em O Homem-Aranha. Se ele conseguir a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante, será bem merecido.
Eu vou acabar esta crítica por aqui, pois sinto que nada será comparável à experiência de assistir ao filme nos cinemas. Get the fuck out e vá logo vê-lo!
Resumindo: Whiplash é um filme que irá fazer a alegria dos amantes de jazz e da boa música (desculpa pessoal do sertanejo e axé). Com poucos minutos de filme você já estará imerso, e daí é só relaxar e aproveitar o passeio que irá te proporcionar.
Nota: 10/10