pantera

por Johnny

Após os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil, o novo rei de Wakanda, T’Challa (Chadwick Boseman) recebe sua coroação e assume a posição de rei que lhe é de direito. Entretanto, surge uma nova ameaça com Killmonger (Michael B. Jordan) que põe em risco não só o trono de Wakanda, como toda a sua civilização e o mundo. Dirigido por Ryan Coogler, com as participações de Daniel Kaluuya, Lupita Nyong’o, Forest Whitaker e Andy Serkis.

Chadwick Boseman conseguiu convencer o público já em sua primeira aparição em Guerra Civil e nesse filme precisava manter o padrão. Na primeira metade do filme ele acaba falhando um pouco nessa missão, mas na segunda metade, onde ele realmente precisava mostrar emoção, ele surpreende e entrega mais um excelente T’Challa e talvez até melhor que o trabalho anterior.

Michael B. Jordan é excelente… nas cenas que ele aparece. Ele aparece no início do longa e some por tempo demais, a ponto é possível até esquecer que ele estava no filme, mas quando ele volta a aparecer e tem uma presença mais dominante na trama, Jordan mostra que é um dos melhores atores da atualidade por um motivo.

Daniel Kaluuya foi bem legal de se ver após sua performance incrível em Get Out e no início do filme tem-se uma dificuldade em desassociar sua imagem ao seu personagem no terror de Jordan Peele, mas ao decorrer de Black Panther, seu personagem ganha mais e mais forma própria e mostra um bom trabalho de Kaluuya.

Pantera Negra não parece um filme da Marvel. Longas como Thor Ragnarok e Guardiões da Galáxia vol. 2 fizeram a imagem de filmes da Marvel como filmes mais de comédia do que de ação e aventura. Alívio cômico existe em Pantera Negra, mas o filme não se baseia nisso pra tirar reação do espectador. Os personagens e suas histórias fazem o público ficar vidrado no que está acontecendo. As piadas servem muito mais para um apoio a história, ou pelo menos a maior parte delas.

A história do filme não subestima o espectador. É claro que ainda é um blockbuster que precisa vender pra todas as idades e ter cenas espetaculares, etc., e ainda assim, Black Panther consegue colocar em pauta assuntos importantes pra quem quer prestar um pouco mais de atenção e refletir. Essa mistura e flexibilidade de como ver o filme faz um grande favor aos filmes da Marvel em agradar muito mais pessoas dessa forma.

Não só a história do filme como seus personagens são bem desenvolvidos. Killmonger é um dos melhores vilões que a Marvel já colocou nos cinemas em seu universo cinematográfico. Desenvolver um vilão na fórmula Marvel é complicado. Homem Aranha De volta ao Lar foi um dos poucos da MCU (Marvel Cinematic Universe) que conseguiu entregar um vilão que o público conseguisse se relacionar e Pantera Negra repete o feitio. Em vários momentos, é bem possível se ver entendendo o ponto do vilão no filme e se identificando.

Pra não falar que o filme é perfeito, ele tem sim alguns problemas. A história é bem previsível. Ainda é a mesma fórmula da Marvel e, apesar de ser talvez uma das melhores execuções da fórmula, quem já viu um dos filmes do MCU sabe tudo que vai acontecer em 20 minutos de filme. Apesar de ter gostado muito do jeito que o humor foi encaixado no longa, algumas piadas acabam sendo meio forçadas e fica aquela sensação de quando alguém faz uma piada sem graça e só ela ri. Meio vergonha alheia, sabe?

Mesmo esses problemas e alguns outros nitpickings não tiram de forma alguma a grandiosidade do acerto que foi Pantera Negra. Um filme com bons personagens, boa história e ação extremamente bem feita é exatamente o que filmes de super herói precisam ser.

Nota: 10/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s