Yorgos Lanthimos já é um nome que ronda as câmeras. Foi em 2010, com Dente Canino, que Lathimos mostrou para o mundo a sociedade de forma crua e metafórica. Eu atualmente o coloco nas listas dos diretores “ousadinhos” da atualidade, e quando eu falo ousado é de forma completamente positiva.

Yorgos não tem receio de ser nu e cru em seus enredos. Você pode estar com Pobres Criaturas na cabeça com toda aquela direção de arte fantasiosa e elementos surrealistas, mas ele sabe imprimir muito bem o incômodo, o desconforto, e a crueza com muito embasamento sociológico e psicológico.

 Pois bem, para os desantenadinhos, deixarei uma lista breve dos 5 filmes do Yorgos que você deve assistir:

1 – Dente Canino

O segundo longa metragem de Yorgos mudou completamente a percepção da crítica em relação a Lanthimos. Se antes com Kinetta o diretor não teve boas aceitações, foi em 2010 com Dente Canino que Lanthimos encontrou sua redenção, inclusive sendo indicado ao Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”.

2 – O Lagosta

Uma comédia romântica bem atípica, definitivamente O Lagosta mereceu receber a indicação de “Melhor Roteiro Original”. Em uma ambientação distópica e futurista, o diretor consegue muito bem falar sobre amor e relações amorosas.

O Lagosta (2015)

3 – O Sacrifício do Cervo Sagrado

O filme mais visceral de Yorgos e não atoa meu favorito. Em “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, Yorgos retorna com o que ele trouxe lá em Dente Canino: a sociedade transparente, claustrofóbica e desconfortante. Uma normalidade anormal!

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)

4 – A Favorita

Foi aqui que Yorgos se consolidou (para mim) como um grande diferencial da cena. Não que antes ele já não havia, mas a questão de A Favorita foi a capacidade da quebra de expectativa que o diretor realizou em relação a um filme de época. Além de demonstrar a capacidade de direção de filmes de diferentes estilos, mas ao mesmo tempo com os estilos de Yorgos.

A Favorita (2018)

5 – Pobres Criaturas

O mais atual, o mais falado, o queridinho do pessoal: Pobres Criaturas. Esse filme tem de tudo um pouco do que o nosso querido gosta… Tem análises sociológicas e psicologia? Tem. Tem distopia e fantasia? Tem. Tem Emma Stone? Tem. Tem desconforto? Tem. Tem mais um estilo cinematográfico sendo contemplado? Tem. A verdade que Yorgos Lanthimos faz um mexidão de si em Pobres Criaturas. E por isso é bom, e é por isso que é uma delicia de assistir.

Pobres Criaturas (2023)

Agora é só você ligar a TV (ou ir ao cinema) e se desfrutar desse querido que se chama Yorgos Lanthimos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.