Review: Giovanni Improtta (2013)
por Daniel Odon A produção brasileira Giovanni Improtta, dirigida por José Wilker, traz uma nova estratégia da Globo Filmes para o cinema nacional. A intenção é resgatar personagens marcantes e […]
Filmes, seriados e mais!
por Daniel Odon A produção brasileira Giovanni Improtta, dirigida por José Wilker, traz uma nova estratégia da Globo Filmes para o cinema nacional. A intenção é resgatar personagens marcantes e […]
por Daniel Odon
A produção brasileira Giovanni Improtta, dirigida por José Wilker, traz uma nova estratégia da Globo Filmes para o cinema nacional. A intenção é resgatar personagens marcantes e queridos das telenovelas e reproduzir, em longa metragem, sua história com dedicação exclusiva. Assim, Giovanni Improtta, o malandro boa-praça interpretado por José Wilker na novela Senhora do Destino, ganha destaque e produção independente para o público.
A narrativa traz Giovanni (José Wilker), famoso bicheiro da cidade do Rio de Janeiro, e sua relação com o povo e demais membros da sociedade local. Enquanto o povão guarda imenso respeito e carinho por Giovanni, a alta sociedade o trata com repulsa e desdém. Mas o seu desejo de ascender socialmente, de se tornar figura pública moral e sua imatura ingenuidade o impede de se consternar com as dificuldades e obstáculos impostos constantemente por aqueles que não o querem por perto.
Neste jogo de vai e não vai, acaba se envolvendo involuntariamente em uma situação criminosa de homicídio que o complica com a polícia e família. Com o desenrolar da trama, descobre que foi traído por pessoas ao seu redor e injustamente acusado de assassinato. Com seu jeito descolado de poderoso chefão tupiniquim, monta o plano de sua reascensão vingativa contra seus falsos amigos.
O enredo do filme é simplório, não traz qualquer argúcia admirável sob a perspectiva de uma ficção. Todavia, o elenco é de primeira linha, Andréa Beltrão, André Mattos, Hugo Carvana, Milton Gonçalves e muitos outros atores destacados da TV brasileira. Giovanni Improtta propicia certa parcela de entretenimento e acredito valer a pena conferir a obra nas telas de cinema, tanto os aficionados pela novela quanto os que simplesmente desejam homenagear o trabalho de um grande ator e produtor nacional, José Wilker.
Nota: 6/10