Por Thiago Ramos

    Para comemorar esse macabro mês de Outubro, nós do Filmes e Tal decidimos compilar alguns filmes de terror em grupos divididos por críticos, ou seja, uma lista.

   Em minha lista, eu tentarei fugir um pouco dos “clássicões” que todos nós conhecemos e amamos, e ao invés disso citarei alguns que realmente me marcaram seja por serem muito bons ou por terem me assustado bastante.

Vale lembrar que isso não é um ranking, então acalmem-se!

E antes de tudo! Aproveitem esse Halloween/Dia das Bruxas, veja muito terror e “Sem lágrimas, por favor. É um desperdício de bom sofrimento”.

1 – O Enigma de Outro Mundo (1982)

US_Outpost_31_Lab_-_The_Thing_(1982).png

Na remota Antártida, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base por alguns acontecimentos estranhos e isso os leva a duvidar uns dos outros e até de si mesmos.

Nesse filme, o que mais me chamou atenção não é o terror em si, que se dá por gore e seres bizarros caminhando por aí, mas sim o constante sentimento de medo, apreensão e dúvida presentes desde os primeiros minutos do filme.  Sinceramente, esse é um de meus filmes favoritos do gênero e seu “Prequel” de 2011 também não faz feio. Lembrando que é um filme de John Carpenter, então prepare-se!

2 – Babadook (2014)

07-babadook.w1200.h630.jpg

Amelia,  atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o  seu único filho, que após encontrar um misterioso livro, o menino, certo de que há um monstro que deseja matá-lo, começa a agir irracionalmente. Mas logo Amelia percebe que realmente há uma sinistra presença na casa e ao redor deles.

Esse filme australiano de 2014, foi um dos únicos filme de terror que realmente me perturbaram. Seja pelo livro que é macabro demais, seja pelas alucinações ou pela construção da trama. Babadook conseguiu me assustar. Só digo que… É muito bom.

3 – A Entidade (2012)

entidade2-1.jpg

Okay okay, esse filme nem é tão desconhecido assim, mas você que está lendo me deve uma noite de sono, pois só de pesquisar imagens desse filme, que já senti que havia alguém atrás de mim.

Um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes, que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.

A Entidade é um dos melhores filmes de terror para mim, por que ESSE me assustou. Não consegui dormir nem com a luz acesa. As gravações encontradas pelo escritor, todo o clima do filme, tudo me incomoda, mas que filme bom. Recomendado à todos!

 4 – Isolados (2014)

filme-isolados.jpg

Para quem não assistiu, seja por preconceito ou por qualquer outro motivo, saiba que você ainda não perdeu, você tem a chance de assistir esse ótimo Thriller/terror nesse Dia das Bruxas.

Lauro e Renata decidem alugar uma casa para reanimar a relação e descansar.  No entanto, o casarão locado é meio sombrio e fica em um lugar isolado. Lauro escuta histórias de atos violentos nas redondezas, mas não conta para sua mulher.

Não me admira tal sinopse não chamar atenção, mas não se engane! Isolados é um ótimo filme! Não é um terrorzão gore cheio de demônios e espíritos que sequestram crianças, mas é um ótimo filme sobre a paranoia e o medo, que também irão crescer em você durante o filme.

5 – 12 é Demais (2003)12-é-demais-capa-portal-fama.jpg

Tom Baker decide treinar a equipe de futebol de sua pequena cidade, mas  percebe que não será fácil quando a esposa  faz uma turnê para promover seu livro e o deixa sozinho com os doze filhos.

Esse clássico do Terror jamais será esquecido. Aliás, quem não tem medo de ter 12 filhos correndo pela sua casa?

(Brincadeira, não se exaltem!)

5 – Ao Cair da Noite (2016)

20410274_yz3Lk.jpeg

Apesar de tantas críticas negativas, considero Ao Cair da Noite, um ótimo filme de terror, pois todo o sentimento agoniante e irreal que o filme propõe, realmente te deixa um pouco incomodado.

Depois que um apocalipse misterioso deixa o mundo com poucos sobreviventes, duas famílias são forçadas a compartilhar uma casa e fazer uma incômoda aliança.

Tal filme também não é um típico gore esbanjador de sangue, mas ele aborda de um modo diferente o comportamento das pessoas e mostra de quem você realmente deveria ter medo, não de uma doença terrível ou de um assassino em série, mas de nós mesmos e nosso egoísmo e medo.

6 – 1408 (2007)

23631234_8

Então entramos no campo do terror psicológico.  Essa adaptação de um dos contos do livro “Tudo é Eventual” de Stephen King, foi tido como uma das melhores adaptações para o cinema de algum trabalho de King por muito tempo.

Mike é um famoso escritor de livros sobre lugares mal-assombrados. Ele resolve explorar o quarto 1408 do hotel Dolphin onde ninguém coloca os pés há muito tempo. Sem dar atenção as advertências do gerente do hotel,ele descobre o verdadeiro significado do terror quando passa uma noite neste quarto mal-assombrado.

Novamente, não temos aqui um gore, mas um ótimo filme cheio de sustos e esperanças destroçadas pelo decorrer do filme. Existe até um final alternativo, que foi substituído pelo atual final do filme, pois acreditaram ser um final terrível demais. Esse filme me marcou, não por assustar como A Entidade, mas por ser um ótimo filme.

7 – Invocação do Mal (2013)

hbo-horror-the-conjuring.jpg

Não consegui não colocar esse filme. Mas por quê? Só porque é um ótimo filme de terror. Ótimo não! Extraordinário! Eu sei que provavelmente você já viu esse filme, e se não, já está providenciando tal ação.

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda.

Em um espaço bem amplo de tempo, os filmes de terror estavam se perdendo. Ou eram um completo e absurdo gore, que beirava a comédia; Ou um filme perdido, que na tentativa de se afastar dos clichês, recebeu uma bela classificação: “Drama”. Invocação do Mal veio após uma longa era de Atividades Paranormais e incansáveis Jogos Mortais, que apesar de tensos, em minha reles opinião, não tem história nenhuma. Invocação do Mal trouxe de volta a qualidade aos filmes de terror, trouxe de volta respeito aos filmes de terror e James Wan se consagrou.

 

E a lista chega ao fim! Aproveitem esse Dia das Bruxas com muitos sustos e medo! E lembrem-se:

Um, dois, O Freddy vem te pegar,
Três, quatro, é melhor trancar a porta.
Cinco, Seis, Agarre seu crucifixo,
Sete, oito, fique acordado até tarde.
Nove, dez, não durma nunca mais.

Anúncios

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s