por Dan Rocha

Bom, antes de começar a crítica, gostaria de agradecer ao meu amigo John Fallon por ter disponibilizado o filme para análise e dizer que esse ano promete muito!

A sinopse do filme é: Carlo, um jovem compositor que vem de uma família rica, está passando por uma forte crise emocional. Quando ele se move para uma nova casa, ele se lembra de fatores e eventos que o levaram à sua condição atual: o momento em que ele conheceu Maria, seu primeiro casamento, sua obsessão com a música, seu casamento, infidelidade e suas consequências. Enquanto o passado retorna na forma de memórias, Carlo luta para recuperar sua vida e seu desejo de compor música. Dolorosa Gioia (Sweet Pain/Doce Dor) conta a história da vida trágica do compositor de música renascentista, Carlo Gesualdo, com a diferença de ser contada no presente.

Dirigido por Gonzalo Lopes, Dolorosa Gioia é um filme relativamente curto (78 muitos) que tem grandes ambições. No início, eu achei que fosse ter problemas em entender um filme espanhol sem legendas. Mas depois de alguns minutos percebi que estava assistindo algo bem diferente dos filmes comerciais da última década. O filme tem pouquíssimo diálogo, com atuação ótima de um elenco extremamente talentoso através de olhares, expressões corporais e faciais. Mas acho que o que dá o toque especial é a música. Inquieta e sufocante, a trilha sonora do filme me lembra muito a música de Evil Dead. Piano frenético.

Dolorosa Gioia não é um filme para qualquer um. É uma película para ver com calma, sem expectativas de onde pode te levar. Ele demora um pouco a pegar no tranco e tem muitos momentos “que porra é essa”, mas assim que o filme entra em sincronia com sua audiência, você vê que tudo faz mais sentido. Se você procura de algo que fuja da fórmula hollywoodiana, Dolorosa Gioia é certamente para você. Veja com a mente aberta e se bobear com uma taça de vinho.

Nota:7/10

E não se esqueca de visitar a página do filme no Facebook nesse link.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.