Review: 13 Assassinos (2010)
por Bruno Azrael Abrindo um pouco os horizontes, vi um ótimo lançamento do outro lado do mundo o filme 13 Assassinos, que conta a história da queda de um líder […]
Filmes, seriados e mais!
por Bruno Azrael Abrindo um pouco os horizontes, vi um ótimo lançamento do outro lado do mundo o filme 13 Assassinos, que conta a história da queda de um líder […]
por Bruno Azrael
Abrindo um pouco os horizontes, vi um ótimo lançamento do outro lado do mundo o filme 13 Assassinos, que conta a história da queda de um líder shogun no Japão feudal. É um conto samurai muito interessante e com um apelo visual forte que mostra sem sutilezas como poderiam ser cruéis os tempos samurais.
O enredo deste filme é sobre o plano de Shizaimon de destituir um meio irmão do shogun que é renomado por inúmeros atos de crueldade (ou de extrema escrotidão) que em nenhum momento é suavizado perante as câmeras. No primeiro arco do filme temos a apresentação do problema e dos personagens e de seus dramas pessoais como o declínio do shogunato e da cultura samurai e no segundo arco temos a armadilha criada pelos samurais para impedir o meio irmão do shogun assumisse o poder e se torna-se o novo shogun.
O apelo gráfico das mutilações e mortes no primeiro arco do filme é forte e cruel sem o pudor de ser com crianças ou velhos. Outro ponto que me alegrou que diferentemente dos velhos filmes de kung fu, não tem aquele monte de lições de moral ou filosofias a lá senhor Miyagi para, na minha opnião, se sentir um merda.
Confesso que tenho dificuldade em falar desse filme por que não vi e não entendi muitas das dicas usadas pelo diretor para descrever as metáforas do mundo samurai e do Japão feudal.
Então, se estas mal traçadas linhas conseguirem despertar o interesse de vocês vá lá e veja essa boa história e de um bom plano para a derrubada de um reino.
Era isso.
Nota: 6/10