13-Assassinos

por Bruno Azrael

Abrindo um pouco os horizontes, vi um ótimo lançamento do outro lado do mundo o filme 13 Assassinos, que conta a história da queda de um líder shogun no Japão feudal. É um conto samurai muito interessante e com um apelo visual forte que mostra sem sutilezas como poderiam ser cruéis os tempos samurais.

O enredo deste filme é sobre o plano de Shizaimon de destituir um meio irmão do shogun que é renomado por inúmeros atos de crueldade (ou de extrema escrotidão) que em nenhum momento é suavizado perante as câmeras. No primeiro arco do filme temos a apresentação do problema e dos personagens e de seus dramas pessoais como o declínio do shogunato e da cultura samurai e no segundo arco temos a armadilha criada pelos samurais para impedir o meio irmão do shogun assumisse o poder e se torna-se o novo shogun.

O apelo gráfico das mutilações e mortes no primeiro arco do filme é forte e cruel sem o pudor de ser com crianças ou velhos. Outro ponto que me alegrou que diferentemente dos velhos filmes de kung fu, não tem aquele monte de lições de moral ou filosofias a lá senhor Miyagi para, na minha opnião, se sentir um merda.

Confesso que tenho dificuldade em falar desse filme por que não vi e não entendi muitas das dicas usadas pelo diretor para descrever as metáforas do mundo samurai e do Japão feudal.

Então, se estas mal traçadas linhas conseguirem despertar o interesse de vocês vá lá e veja essa boa história e de um bom plano para a derrubada de um reino.

Era isso.

Nota: 6/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s