por Ed Jr.

Shazam!, dirigido por David F. Sandberg (“Quando as Luzes se Apagam”, “Annabelle 2: A Criação do Mal”), é o mais recente filme do universo cinematográfico da DC e nos mostra o surgimento do herói originalmente conhecido como ‘Capitão Marvel’.

Billy Batson (Asher Angel, seriado “Andi Mack”) tem apenas 14 anos de idade e já passou por vários lares adotivos após perder-se de sua mãe quando era criança. A vida do garoto muda quando ele encontra um antigo mago que lhe transfere os poderes de Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio, transformando-o assim num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi, seriado “Chuck”). Ao gritar ‘SHAZAM!’, o corpo de Billy dá lugar a essa poderosa versão repleta de habilidades, um prato cheio para o adolescente. Contudo, ao se deparar com ameaças reais, o jovem precisa aprender a controlar seus poderes para proteger a si mesmo e sua cidade, enfrentando o perigoso Dr. Silvana (Mark Strong, da franquia “Kingsman”) e seus Sete Pecados Capitais.

O elenco conta com Jack Dylan Grazer, Djimon Hounsou, Cooper Andrews, Marta Milans, Grace Fulton, Faithe Herman, Ian Chen, Jovan Armand, entre outros.

Não é segredo para ninguém que o DCEU tem inúmeros problemas, em especial nos filmes. Após o sucesso alcançado com a trilogia “Batman” de Christopher Nolan, o estúdio DC/Warner decidiu insistir nesse tom mais realista e sombrio, quase soturno. “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, “Esquadrão Suicida”, “Liga da Justiça”… Basta ler a maioria das críticas para saber que isso não funcionou muito bem até as mudanças estabelecidas em “Mulher-Maravilha” e “Aquaman”.

Eis que agora nos trazem Shazam! e podemos comprovar que as coisas definitivamente estão no caminho certo para o universo estendido da DC.

No clima das produções dos anos 80/90 (as referências aos clássicos “Quero Ser Grande” e “Os Goonies” são inúmeras), a direção de Sandberg apresenta um filme comovente, divertido e leve, sem ser forçado – tô olhando pra você, “Thor: Ragnarok”! ¬¬ . O roteiro caminha com muita tranquilidade, apresentando a mitologia por trás de Shazam e dando o background necessário tanto ao protagonista Billy quanto ao antagonista Dr. Silvana, tudo isso sem perder a essência: um filme de comédia com tema de super-herói.

Confesso que fui um dos incrédulos com a escolha de Zachary Levi para o papel, apesar de gostar do seu trabalho em  “Chuck”. E, shame on me, como eu estava enganado! Ainda que não tenha conseguido dispensar a roupa com músculos falsos, Levi é carismático e naturalmente engraçado, impagável como adolescente num corpo de adulto. Vale destacar também seu excelente trabalho nas cenas mais tensas e dramáticas… Levi tem tudo para ser tão marcante quanto Gadot-Maravilha e AquaMomoa.

Dividindo os holofotes com Zachary, Asher Angel nos traz um ótimo ‘Billy’, curiosamente mais sério e adulto do que o próprio Shazam; e Jack Dylan Grazer como ‘Freddy’, o irmão adotivo/assistente de herói, é responsável por várias gargalhadas e também boa parte da carga dramática do filme. Mark Strong tem todo um ar vilanesco, encaixando satisfatoriamente como cara malvado em suas roupas monocromáticas.

Shazam! é, basicamente, o filme mais Marvel já produzido pela DC. Despretensioso, engraçado e divertido, leva o espectador a imaginar suas reações ao transformar-se em super-herói, desde a euforia até o amadurecimento como pessoa. Portanto, compre o balde de pipoca (pode ser o combo da “Capitã Marvel”) e aproveite uma versão moderna de “Quero Ser Grande”, mas aqui o Tom Hanks vem com superpoderes…

Nota: 8,5/10
PS: duas cenas pós-créditos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.