por Ed Jr.

It – Capítulo 2 (It Chapter Two), dirigido novamente por Andy Muschietti (“It – A Coisa”, “Mama”), é a continuação do remake de sucesso lançado em 2017 – filme de terror com a maior bilheteria de todos os tempos –, e traz o desfecho da história do aterrorizante palhaço do livro de Stephen King.

27 anos depois dos eventos em Derry, cidadezinha no interior do Maine, Mike (Isaiah Mustafa, “Quero Matar Meu Chefe”) percebe que o palhaço Pennywise (mais uma vez interpretado por Bill Skarsgård) está de volta à cidade. Ele convoca os antigos amigos do ‘Clube dos Perdedores’ para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy, “Fragmentado”), Beverly (Jessica Chastain, “A Grande Jogada”), Richie (Bill Hader, “Descompensada”), Ben (Jack Ryan, seriado “Beauty & The Beast”), Eddie (James Ransone, “A Entidade”) e Stanley (Andy Bean, seriado “Swamp Thing”) retornam às suas origens, eles precisam confrontar traumas nunca resolvidos de suas infâncias, que repercutem até hoje na vida adulta.

O elenco conta ainda com as versões adolescentes do Clube: Jaeden Martell (Bill), Wyatt Oleff (Stanley), Jack Dylan Grazer (Eddie), Finn Wolfhard (Richie), Sophia Lillis (Beverly), Chosen Jacobs (Mike) e Jeremy Ray Taylor (Ben); Teach Grant e Nicholas Hamilton (Henry Bowers mais velho e mais jovem, respectivamente); entre outros.

Como sempre é dito por aí, continuações são bastante complicadas, em especial quando o primeiro filme coloca o sarrafo lá em cima. É exatamente o caso aqui! “It – A Coisa” foi um sucesso de crítica e bilheteria, subindo – e muito – qualquer expectativa para essa continuação. A boa notícia é: It – Capítulo 2 é quase tão bom quanto o primeiro.

Diferente do filme de 2017, aqui temos o Clube dos Perdedores versão adulta, todos com suas vidas longe de Derry e sem muitas lembranças sobre os acontecimentos passados, ou seja, são 27 anos de diferença que precisam ser mostrados de alguma forma ao público. Assim, o longo e detalhado roteiro (são aproximadamente 3 horas de filme) nos traz, além dos muitos flashbacks, pequenas nuances da vida de cada um dos Perdedores, deixando claro as marcas e traumas que cada um carrega. Pode parecer cansativo, mas tudo é construído com tanta perfeição que o espectador se prende completamente na história, fazendo parte daquele grupo, se emocionando, se assustando e se entristecendo junto com os personagens. 

Nesse ponto, a escolha do elenco foi determinante. Mais do que fisicamente parecidos com suas ‘versões adolescentes’, cada ator conseguiu captar os trejeitos dos personagens, tornando a transição temporal muito mais simples ao público. Difícil apontar destaques num elenco tão carismático e qualificado, que entrega tão bem todos os sentimentos e sensações, mas Bill Hader merece uma nota. O comediante é responsável por grande parte do alívio cômico da produção sem perder o tom dramático que Richie apresenta em suas passagens. Ah, e Bill Skarsgård, claro! Mais uma vez excelente como Pennywise.

Quanto ao terror em si, temos novos formatos assustadores do palhaço, os já esperados jumpscares (muito bem introduzidos e sem excesso), o gore e o desenvolvimento das cenas de tensão através da trilha sonora e dos cortes rápidos de câmera. O ponto negativo fica novamente por conta do exagero de CGI, que deixa alguns personagens com aspecto borrachudo, mas nada que tire o mérito da maquiagem e da fotografia da produção.

It – Capítulo 2 é intenso, e tenso, e angustiante, e levemente engraçado, e dramático… Tem de tudo um pouco, todos os elementos que fizeram de “It – A Coisa” um sucesso e acrescenta uma boa dose de drama. Em relação ao precursor, perde no quesito novidade, mas apresenta um excelente desfecho, complementando à altura o primeiro filme e encerrando com maestria as aventuras do Clube dos Perdedores. São quase 3 horas que passam voando…

Nota: 9/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.