Moneyball-poster

por Bruno Azrael

Quantas vezes você se perguntou por que seu time contratou Jorge Preá, Richarlyson, Obina? Ou por que vendeu o Conca, Ganso ou mesmo por que mantém o “Neymarketing” ao invés de manter o time de futebol feminino “as sereias do peixe”? E, claro, se você perde horas no Cartola-Fc montando times baseados nas características de cada jogador então este filme vai abrir seus olhos.

Moneyball é um filme interessantíssimo sobre “cartolagem” e estatísticas, basicamente temos um time de baseball desacreditado, o Oak’s Athletics, e sem verba para comprar novos jogadores para a próxima temporada Billy Beane (Brad Pitt) se vê em uma situação terrível que ele tem que renovar um time que além de ter perdido o campeonato perdeu suas maiores estrelas e ídolos da sua torcida e não tem dinheiro para isso. Para isso, em uma visita a outro time, ele conhece Peter Grant (Jonah Hill) que por base de estatísticas e uma teoria nada convencional se diz capaz de montar um time competitivo de baixo orçamento. O drama central do filme se instala aí na obcessão de Beane em levantar um time e se prendendo a teoria de Grant para que isso funcione.

A película é baseada em fatos reais, então tem muitas cenas de arquivo e muitas cenas de jogadores e de estádios mostrando como a teoria de Beane e Grant funcionou na realidade. A dupla Beane e Grant é o centro do filme e o contraste das personalidades de ambos é chocante enquanto Beane é estressado, tenso, um poço de confiança em comparação a Grant que é calmo, educado e inseguro.

Portanto, este filme de 2011, mas só  lançado em 2012 no Brasil, é interessantíssimo pra quem gosta de estatísticas ou quer tentar entender o que cerca os negócios no esporte e como podem ser feitas as decisões de contratação ou venda de jogadores em times de Baseball, futebol, basquete ou qualquer outra modalidade.

Era isso,

Nota 8/10

Anúncios

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s