Hollywood é famosa por ter melhores resultados usando maquiagem para fazer jovens atores parecerem velhos –como Russel Crowe em “Uma Mente Brilhante”– do que fazer velhos atores parecerem jovens. Mas a capacidade para manipular imagens digitalmente podem provar ser uma fonte de juventude para atores com mais idade.

Em “Tron: Legacy”, que estreia dia 17 de dezembro nos EUA, o ator Jeff Bridges, 61, interpreta Kevin Flynn, na sua idade natural, e o avatar computadorizado chamado Clu, que não envelhece desde o tempo no qual foi criado o original “Tron”, em 1982.

Clu leva o rosto de Bridges, alterado para fazê-lo com 35 anos, mas transplantado a um corpo mais jovem do ator.

Mesmo sendo sinistro para as audiências ver uma nova performance de uma aparência jovem de Bridges, não é menos estranho para o próprio ator.

“É bizarro. É uma ótima notícia para mim, porque agora isso significa que posso interpretar em qualquer idade”, disse Bridges.

Houve a criação de rostos digitais antes, assim como a criação de corpos inteiros por meio de animação. Pense no Gollum em “O Senhor dos Anéis” ou o Dobby, de “Harry Potter”.

Mas nenhum filme ainda havia feito o que “Tron: Legacy” tenta: pôr um ator com face rejuvenescida em um corpo jovem, e nada menos em 3D.

Inevitavelmente, o ator de 61 anos com rosto de 35 será comparado com Bridges quando ele realmente tinha 35.

Para fazer Clu, os produtores fizeram um molde de silicone do rosto de Bridges e pintaram-no como carne real. Eles, então, fizeram múltiplas fotos, colocaram-nas em um computador e deram a ele uma “camada de rosto digital” que tirou rugas, esticou a pele e diminuiu seu nariz e suas orelhas.

Bridges, então, fez uma série de movimentos faciais. Eles foram gravados por uma câmera e computadorizados em 3D.

Por fim, quando o ator encenava como Clu, ele vestia um capacete com quatro pequenas câmeras posicionadas para o seu rosto. Dezenas de pontos no seu rosto era usados como pontos de referência para o computador. As expressões capturadas eram replicadas na aparência mais jovem do ator.

“Acho que esta tecnologia abre oportunidades realmente interessantes para os atores”, disse o diretor do filme, Joseph Kosinski.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.