por Dan Costa

Uma missão secreta tripulada da Nasa para a Lua, segue cheia de mistérios para seu destino. Dois astronautas chegam em solo lunar para fazer algumas pesquisas e lá, descobrem que o governo americano acabou por usando-os como cobaias, escondendo detalhes importantes da missão.

Um trailer bom e cheio de mistérios infelizmente pesou contra Apollo 18. Fui à estréia do filme cheio de expectativas, mesmo por que sou grande fã desses suspenses “found footage” (aqueles que ‘acham’ uma fita com os acontecimentos do filme, estilo Atividade Paranormal, Bruxa de Blair, etc.).  Apollo 18 demora a decolar, e quando entra em órbita, nos proporciona sustos bobos, que foge da proposta inicial do filme. O bicho só começa a pegar mesmo bem depois da metade da película, mesmo assim me fazendo perder o tesão após descobrir os motivos reais das “paranormalidades”. SPOILER : nada de espíritos, o que faz os astronautas pirarem são umas merdas de uns bichinhos lunares, que se parecem com aranhas!!!

A dupla de atores Warren Christie e Lloyd Owen levam praticamente o filme nas costas, como os astronautas americanos. Eles fzem um trabalho descente na hora dos improvisos, o que é muito comum nesse tipo de filme, mesmo com um roteiro fraquinho.  Normalmente o diretor fala a história para os atores e eles vão improvisando com as reações do ambiente, do outro ator, etc.

O diretor Gonzalo López-Gallego faz sua estréia em Hollywood com Apollo 18. O espanhol já fez algumas coisas mais alternativas e filmes locais também. Acho que Gallego poderia ter sido mais feliz na escolha de alguns ângulos e cortes durante o filme. A película com ruídos realmente dá um ar de filme antigo, mas chega uma hora que cansa e fica muito artificial. Os próprios atores também, parecem muito modernos para a época. A produção poderia ter tido um pouco mais de cuidado com esses detalhes. Não fui transportado ao passado, como aconteceu com Apollo 13.

Resumindo: Gastaram por volta de 5 milhões de dólares em Apollo 18. Atividade Paranormal foi feito com 11 mil e foi bem mais eficiente na hora dos sustos. Se você quer sustos, pular da cadeira, grudar na pessoa ao lado, veja outro filme pois Apollo 18 não vai te proporcionar isso.

Nota: 5/10

Anúncios

2 comentários »

  1. Curioso… bichinhos aracnídeos… Alguém aí sentindo cheiro de coincidência estranha? Lembram do filme “Planeta Vermelho”? O que matava os astronautas lá era exatamente isso: bichinhos aracnídeos. A diferença morfológica entre os bichos de um filme e de outro pode ser atribuída a diferenças ambientais, mas é inegável que uma falta de criatividade tamanha em povoar dois planetas vizinhos com a mesma criatura na ficção não pode ser puramente fruto de ausência de inspiração. Melhor ficarmos atentos, porque algumas coisas podem não ser exatamente o que parecem. Pensem no que significa o símbolo da aranha, já que esses bichos aí são aranhazinhas lunares. Não pensem em aranhas na lua, mas pensem no símbolo. 🙂 A dica está dada.

    Curtir

    • Lua e Marte…”planetas vizinhos”? Sei!!! Aranhas como símbolos alienígenas…an-rã! X-Files e Fringe então devem ser um prato cheio, hein, Emir?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s