X3

por Dan Costa

Galera, para quem sofreu vendo X-Men 3, a Fox conseguiu se redimir de seu erro com estilo em X-Men – Dias de um Futuro Esquecido. O filme funciona muito bem entre todos os filmes da franquia, inclusive o Primeira Classe. Mas para quem lia os quadrinhos ou acompanhava o desenho de meados dos anos 90, vai se deliciar com o novo X-Men.

Já aviso que o filme é mais obscuro que os outros, já que trata-se do extermínio da raça mutante. O início parece muito com  O Exterminador do Futuro, com crânios espalhados pelo chão, máquinas voando, sentinelas, etc. As cenas do trailer que trazem os mutantes Bispo, Colossus, Homem de Gelo, Apache, Blink, Mancha Solar (ou Sunspot, que nos quadrinhos é brasileiro), para mim, são as mais ‘fortes’ da película, pois há muitos momentos “WTF”.

days_of_future_past_news

X-Men – DUFE é baseado na história em quadrinhos do mesmo nome lançada em 1981 pela Marvel Comics. O filme sofre algumas alterações por questões de lógica e para acomodar os personagens que já foram introduzidos em outros filmes, mas essencialmente é a mesma coisa: Wolverine (Hugh Jackman) volta ao passado para parar Mística (Jennifer Lawrencede assassinar Bolívar Trask(Peter Dinklage), criador das temidas sentinelas. O assassinato de Trask culminaria  na aprovação do projeto da criação de diversas sentinelas, que detectam os mutantes através de seu DNA, e cabe à Logan mudar tenebroso destino dos mutantes.

Os efeitos especiais são excelentes e o 3D não chega a ser imprescindível. A primeira cereja do bolo fica por conta da volta de Bryan Singer na direção. Singer foi muito bem nos dois primeiros filmes da franquia e aqui ele esteve muito à vontade, mais ainda pelo fato de seu amplo interesse em filmes de ficção científica e viagens no tempo. É sabido que ele se encontrou com James Cameron (O Exterminador do Futuro) para pegar umas dicas de como fazer um filme com universos paralelos. As dicas de Cameron funcionaram excelentemente. Tem gente que vai reclamar que o filme faz um vai e volta infernal, mas eu curti isso.

Como o elenco do filme é gigante e tem um monte de coisa que eu gostei, farei algumas breves observações:

Quicksilver (ou Mercúrio – Evan Peters) foi muito criticado pelo seu traje nos trailers. Ele foi a segunda cereja do bolo! Peters rouba a cena quando aparece e a camisa do Pink Floyd (uma das reclamações) retrata a época;

– a censura: mesmo tendo a classificação indicativa 12 anos, escutamos alguns “shits’, “fucks”, algumas mortes no filme achei meio fortes e as mulheres vão ver o Wolverine pelado (de novo);

– Alguns mutantes antigos farão participações, farei uma lista aqui ao lado e basta passar o mouse para ver a lista. SPOILER: Fera antigo, Jean, Ciclope, Vampira… nada de Gambit, Noturno…

– Para quem seguia o desenho, há variações de sentinelas antigas e modernas. As mais modernas se assemelham com o Nimrod da TV.

Resumindo: Na luta entre estúdios dentro do mesmo universo (Marvel), a Fox conseguiu fazer um filme tão grande (o mais caro produzido pela Fox até hoje) e divertido quanto Os Vingadores. X-Men – DUFE consegue corrigir muito dos erros de X3 e nos apruma para a sequência prevista para 2016. Vá ao cinema amanhã ver sua estreia! Falando em próximo filme, não preciso nem falar para esperar os créditos, né?! Passe o mouse após o sinal de dois pontos para saber sobre a cena, vou deixar transparente aqui. SPOILER: A cena nos leva para a África, onde vemos milhares de pessoas de joelhos e orando para alguém. A câmera se aproxima e vemos um jovem Apocalipse, enquanto uma pirâmide é construída. Gostei da sacada da cena: no lado esquerdo de Apocalipse vemos 4 cavaleiros! “Cavaleiros do Apocalipse lembram? Fome, Morte, Guerra, Pestilência. 

Nota: 9,5/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s