por Johnny

Baseado no livro homônimo de Dave Eggers, O Círculo conta a história de Mae Holland (Emma Watson – “Harry Potter”, “A Bela e a Fera”) que entra na maior empresa do mundo, O Círculo, depois que sua amiga Annie (Karen Gillan – “Guardiões da Galáxia”, “Doctor Who”) descola uma entrevista para ela. Porém, logo ela percebe que nem tudo são flores nesta empresa. Dirigido por James Ponsoldt com a participação de Tom Hanks (“Forrest Gump”, “Sully”) e John Boyega (“Star Wars”).

O filme é basicamente da Emma Watson e ela mostra o quão consistente ela é. Ela se mostra extremamente versátil e mostra bastante o talento que se espera dela desde o fim de Harry Potter. Eu vi um cara dizendo uma vez que ela apesar de ela passar a sensação de que não atingiu todo o seu potencial ainda, tem pouquíssimos papéis nos quais ela não se encaixaria. Todos os outros personagens acabam aparecendo bem pouco, mas o pouco que o Tom Hanks aparece é sensacional. Ele vai de 100% gente boa, super chefe, brother para “vilão” (entre aspas mesmo, e depois eu falo o porquê) de uma forma natural e boa de se assistir. Apesar do filme ser 90% só a Emma Watson, o Tom Hanks é o maior destaque. John Boyega infelizmente aparece muito pouco, mas o pouco que ele aparece ele faz bem o suficiente para deixar essa sensação de falta da sua presença. Eu tenho muitas expectativas na carreira dele.

O Círculo é tão bonito que se eu dormisse por dois anos, acordasse e assistisse esse filme, eu acharia tranquilamente que esse é de 2019. Os efeitos são excelentes e a fotografia está sensacional. Nada exagerado e tudo bem feito e bem colocado. O filme dá um show em quesitos técnicos.

Caramba! Um filme bem atuado e bem produzido assim com certeza vai valer a pena de se ver no cinema né?

Bom… não.

Quando eu vi o trailer desse filme eu fiquei muito animado. Eu não li o livro, mas pelo o trailer eu achei premissa dele muito boa e com um elenco desses não tinha como ficar ruim. Mas para tantas coisas que o filme poderia ter feito, ele acabou não fazendo quase nada, ficando muito corrido em várias partes. A personagem principal passa de zé ninguém na empresa para super popstar muito do nada. O Círculo passa a sensação de que ele deveria ter tido 2 horas a mais de filme para poder desenvolver melhor os personagens secundários e a história. O arco da Annie por exemplo (que na verdade é o único personagem além da Mae que tem um arco) é explicado, mas de uma cena para outra ela é praticamente outra pessoa e o espectador tem que ficar lembrando dos detalhes nas falas anteriores dela para entender o que está acontecendo. Todos os outros personagens estão lá só para estar na vida de Mae e não fazem nada além disso. O personagem do John Boyega foi a maior decepção. Ele começou parecendo ser muito importante e participou de 3 cenas ao total, sendo que uma ele só fica olhando.

Talvez pelo mesmo motivo (correria), o “vilão” não parece um vilão. 99% do filme ele está sendo apenas um chefe de uma empresa (grande empresário do capitalismo malvadão = principal vilão sempre. Duh) e até um chefe bem legal. Talvez ele tenha os meios errados, mas em 99% do tempo ele só parece ser um cara que quer um mundo melhor. E não é de uma forma “Ultroniana”, mas humana e bem crível. Em um momento do filme ele parece cuzão. Um. O principal antagonista da história. O final é simplesmente decepcionante, a ponto de quando acabou eu fiquei muito confuso vendo os créditos subirem.

O pior na minha opinião foi como eles trataram o tema principal do filme. Privacidade no mundo digital é um tema muito delicado e eles fazem a discussão de uma maneira brilhante no filme inteiro. Até que eles simplesmente jogam tudo fora nos momentos finais e parece que nada valeu a pena. É como sair de uma aula onde o professor fez uma volta gigantesca e muito bem elaborada para explicar um assunto, mas antes de concluir o sino bateu e ele foi embora. Essa falta de conclusão faz com que tudo que foi investido na trama (inclusive algumas coisas bem absurdas mas passáveis) fosse jogado fora.

Nota: 4/10

PS: Se não fosse tão bem produzido e atuado, teria sido uns 2/10.

Anúncios

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s