“É faca na caveira, porra!”

por Dan Costa

Ontem finalmente tiver a oportunidade de ver o filme Tropa de Elite 2 e com grande prazer farei o meu primeiro review nacional. Vamos lá!

A segunda parte de Tropa de Elite, também dirigida por José Padilha, se passa nos dias atuais, já com o Capitão Nascimento (Wagner Moura) fora do BOPE e trabalhando  numa salinha, na agência de inteligência que monitora atividades ilegais na cidade do Rio de Janeiro. Ele está separado da esposa (Maria Flor), e seu filho vive em constante medo dele, não sabendo o tipo de trabalho que o Capitão faz. O filme mostra um BOPE evoluído, mais bem estruturado e incorruptível, ao contrário das milicias, que são papel principal neste filme. Há muitas surpresas, tanto na qualidade da produção quanto no desenrolar da história onde um SPOILER personagem principal morre. Arraste o mouse em cima se quiser realmente saber o SPOILER!


José Padilha padilha faz um grande trabalho, com cortes rápidos e bom uso das câmeras em movimento. Parte do sucesso do filme com certeza vem do tipo de abordagem que o diretor decidiu usar.

Tropa 2 é um filme direto ao ponto, que não perde tempo introduzindo novos personagens (mesmo porquê alguns personagens novos são meras cópias de alguns do primeiro filme). Comparado ao primeiro, Tropa de Elite 2 tem mais ação, mais vagabundo morto (como eles gostam de falar) e mais história.

Uma observação minha. O Brasil é um país de modinhas e modismos. Falas prontas, frases de efeito, e personagens cativantes já logo caem no gosto do povo. “Pede pra sair”, “Faca na caveira”, “Aspira”, são exemplos de frases que perduram até hoje, 2 anos após o primeiro filme. Nessa nova película, podemos notar que os roteiristas se preocuparam muito em fazer esse tipo de diálogo, algumas vezes até forçados, mas que nao tiram o brilho dessa ótima produção nacional. Tropa 2 termina muito bem, deixando espaço para continuações e fazendo com que os fãs queiram outros filmes para  ver o que mais o BOPE pode fazer. Capitão Nascimento é o nosso John Rambo.

Que venha Tropa 3!

Nota 9,5/10

Anúncios

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s