Review: O Homem nas Trevas (2016)

Publicado: 07/09/2016 em Criticos, Ed Jr, H, Terror/Suspense, Thriller
Tags:, , , , , , , , , ,

homemnastrevas_3

por Ed Jr.

O Homem nas Trevas (Don’t Breathe) é um thriller/ suspense do bom diretor uruguaio Fede Alvarez (“A Morte do Demônio”), e apenas o segundo longa-metragem de sua carreira.

Rocky (Jane Levy, “A Morte do Demônio”), Alex (Dylan Minnette, “Deixe-me Entrar“) e Money (Daniel Zovatto, “Corrente do Mal”) são três jovens que vivem de pequenos e planejados assaltos a residências em Detroit.

Ao descobrir que um morador de uma rua próxima mantém todo o dinheiro de uma polpuda indenização dentro de casa, o trio, na esperança de conseguir o “grande golpe” que permitiria ao grupo uma mudança de vida e de cidade, decide invadir a casa e levar o dinheiro.

O que os jovens não imaginam é que o senhor (Stephen Lang, “Avatar”), um militar aposentado que acabou cego em combate, possui alguns segredos e habilidades, representando uma ameaça muito maior do que aparenta.

Ao contrário do que muitos podem pensar (inclusive por levar em conta o histórico do diretor), O Homem nas Trevas não é um filme de terror. Entretanto, ainda que não tenha elementos sobrenaturais, serial killers e afins, a trama de Fede Alvarez consegue entregar momentos de medo e tensão.

Com referências claras a outros filmes (em especial, “O Quarto do Pânico” e “Um Clarão nas Trevas”), o diretor, através do bom enredo com suas reviravoltas e do ótimo trabalho de câmera e fotografia, consegue criar uma perseguição eletrizante num ambiente que vai aos poucos se revelando assustador.

Quanto ao elenco, Jane Levy repete a parceria com Alvarez e vai muito bem novamente. Sua atuação segura e intensa – mesmo que pareça um pouco exagerada de vez em quando – leva o espectador a torcer por ela, apesar de ser uma suposta vilã. Dylan Minnette e Daniel Zovatto complementam o trio de ladrões com bons papéis secundários. Já Stephen Lang é o destaque absoluto! A excelente atuação do veterano transforma, num piscar de olhos, um velho cego e indefeso numa máquina psicótica de perseguição (vale ressaltar que a trama também permite a Lang mostrar o lado psicológico afetado do homem cego… Mas não vou dar spoilers!).

O filme pode não apresentar tantos elementos inovadores e ser um pouco forçado em alguns momentos, porém, tais detalhes em nada diminuem a experiência claustrofóbica e a tensão trazidas àqueles que o assistirem. O Homem nas Trevas é, portanto, uma grata surpresa que cumpre as expectativas de quem estiver procurando um bom filme de suspense!

Nota: 7,5/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s