Oblivion-2013-Movie-Poster

por Daniel Odon

Oblivion é um filme de ficção científica produzido e dirigido por Joseph Kosinski, baseado em sua própria literatura ainda não publicada. A produção comporta um elenco de peso e notoriedade, como o cinquentão forever-young Tom Cruise, Morgan Freeman e Olga Kurylenko (atuou em 007 – Quantum of Solace, Max Payne e Hitman). A ficção proposta neste longa metragem de US$ 140 milhões é futurística, interplanetária e apocalíptica, pois se passa ao final do Século XXI, onde o planeta Terra encontra-se devastado e inabitável pela destruição provocada pela guerra intergaláctica e o conceito vida passa a ser pensado nos demais planetas do sistema solar.

Jack Harper (Tom Cruise) e sua parceira Victoria (Andrea Riseborough) formam uma equipe solitária que zelam pela segurança e manutenção dos drones existentes na Terra. Drones são robôs de inteligência artificial que, comandados por uma central espacial chamada Tet, monitoram e aniquilam todo movimento hostil dos “saqueadores”, facção inimiga e de resistência ao domínio da Tet, mas de oposição bélica praticamente rudimentar. A mesmice de Jack muda quando presencia a queda de uma nave espacial na Terra e encontra sobreviventes humanos, quando então conhece Julia (Olga Kurylenko), a mulher misteriosa que aparece em seus sonhos.

Jack e Julia, então, embarcam numa espetacular aventura que desafia tudo que foi até o momento aprendido sobre a guerra que dizimou a humanidade e buscam redesenhar inteiramente o curso da história ao se oporem ao domínio da Tet. Para a nova missão, Jack e Julia contam com a ajuda dos “saqueadores”, sobreviventes humanos que lutam pela resistência ao poder da Tet, liderados por Malcolm Beech (Morgan Freeman).

O enredo, em geral, não traz nada de inovador, pelo contrário, reúne e reproduz várias ideias e situações já mostradas em outros filmes do gênero, como Star Wars (a Tet se assemelha à Estrela da Morte) e Matrix (os drones lembram às sentinelas, por exemplo). Porém, não deixa de ser uma interessante estória de ficção científica que mostra os avanços do nosso tempo e a eterna e necessária crença na humanidade.

O elenco especializado do filme já cria no público uma expectativa de uma boa longa metragem. Sem surpresas, as atuações de Tom Cruise, Olga Kurylenko e Morgan Freeman engrandecem o resultado. Para os amantes de ficção científica, Oblivion é um bom exemplar do gênero que proporciona sim uma ótima opção de entretenimento para o cinema, desfrutável à toda família.

Nota: 8/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s