Review: Elysium (2013)
por Dan Costa Elysium é o mais novo filme do diretor sul-africano Neill Blomkamp, conhecido pelo ótimo trabalho em Distrito 9, e mostra o planeta Terra destruído por guerras, doenças, etc. Além […]
Filmes, seriados e mais!
por Dan Costa Elysium é o mais novo filme do diretor sul-africano Neill Blomkamp, conhecido pelo ótimo trabalho em Distrito 9, e mostra o planeta Terra destruído por guerras, doenças, etc. Além […]
por Dan Costa
Elysium é o mais novo filme do diretor sul-africano Neill Blomkamp, conhecido pelo ótimo trabalho em Distrito 9, e mostra o planeta Terra destruído por guerras, doenças, etc. Além de mostrar a destruição da Terra em 2154, o novo filme de Blomkamp tem um forte apelo político e social, assim como em seu debut, Distrito 9. Aqui ele mostra muito bem a diferença das classes sociais, com os pobres ficando com o “resto” do planeta e os ricos indo para Elysium, uma estação/satélite artificial que tem melhor qualidade de vida, sem poluição, crimes e sem doenças!
Para quem não sabe o elenco conta com duas participações brasileiras, com Alice Braga e Wagner Moura, ambos com papéis importantes para a trama. Moura não precisou nem fazer o teste para a parte, uma fez que Neill se tornou grande fã do ator após vê-lo em ação no filme Tropa de Elite 2. Matt Damon é o ator principal do filme, junto de Jodie Foster mas o filme é mesmo de Sharlto Copley, que também estava em Distrito 9, que rouba a cena a cada segundo que aparece na telona.
Quem viu Distrito 9 conhece mais ou menos o estilo de filmar de Blomkamp. Aqui é o mesmo esquema. Câmeras que balançam, tomadas rápidas, zooms intermináveis, dando um ar de documentário às vezes. O diretor tem muito talento mas não sei se terá futuro em Hollywood, pois ele já afirmou de forma veemente que não gostaria de fazer filmes comerciais e prefere continuar fazendo filmes com apelo social e político. Maassss, vai que ele tem um preço também….
Resumindo: Elysium é um bom filme mas creio que terá dificuldade em fazer um “estrago” e quebrar recordes de bilheteria. Talvez o chamariz maior seja o fato de termos dois atores brazucas atuando nessa produção hollywoodiana.
Nota: 7,5/10