por Ed Jr

Liga da Justiça (Justice League), um dos blockbusters mais aguardados do ano e dirigido pelo competente Zack Snyder (“Batman vs Superman”, “O Homem de Aço”, “300”), traz o início do grupo de heróis da DC em sua primeira missão como a Liga da Justiça.

Bruce Wayne/Batman (Ben Affleck), mais ‘humano’ e solidário após presenciar a atitude heroica e altruísta de Clark Kent/Superman (Henry Cavill), convoca Diana Prince/Mulher-Maravilha (Gal Gadot) para, juntos, combaterem um inimigo ainda maior e mais perigoso chamado Steppenwolf (Ciarán Hinds).

Diante da força do inimigo, a dupla sai em busca dos meta-humanos já observados por Bruce: Arthur Curry/Aquaman (Jason Momoa), Victor Jones/Cyborg (Ray Fisher) e Barry Allen/The Flash (Ezra Miller). Mas, mesmo com a ajuda dos novos membros e o ressurgimento do Superman, poderá ser tarde demais para o grupo salvar o planeta dessa tenebrosa ameaça.

Além dos heróis da Liga, o elenco traz também: Amy Adams (Lois Lane), Jeremy Irons (mordomo Alfred), Connie Nielsen (Rainha Hipólita) Diane Lane (Martha Kent), Amber Heard (Mera), J.K. Simmons (comissário Gordon), Joe Morton (Dr. Stone), dentre outros.

Primeiramente, parabéns Warner/DC! Depois de algumas produções meio duvidosas (Esquadrão Suicida em especial), o estúdio acerta e nos apresenta uma excelente compensação, seguindo o correto caminho traçado em Mulher-Maravilha (reviews aqui e aqui). Ainda que não seja extraordinário e a narrativa seja um pouco bagunçada e confusa, Liga da Justiça, seguindo a fórmula básica dos filmes de heróis mais recentes (ação + efeitos especiais + pitadas de humor), consegue nos apresentar um bom filme.

Na parte visual, os abundantes efeitos especiais agradam e Zack Snyder – que tem um estilo que eu gosto bastante – vai bem usando e abusando de seus conhecidos close-ups e filmagens em câmera lenta nos momentos de ação (nas cenas com o Flash, isso é necessário!).

Entretanto, mais do que só efeitos, a Liga consegue efetivamente desenvolver cada um dos personagens, em especial aqueles sem filmes solo (Aquaman, Flash e Cyborg), dividindo igualmente o tempo em tela de cada um dos membros do grupo. Nesse ponto, a atuação do elenco é excelente! Os destaques são os ‘veteranos’ Gadot (mulherão da porra! S2) e Affleck e os ‘novatos’ Ezra Miller/Jason Momoa. Miller nos mostra um Flash adolescente meio perdido e ingênuo (responsável por boa parte da comédia do filme); Momoa (homão da porra! S2), que saiu diretamente de alguma ilha paradisíaca onde surfava tranquilamente, foi feito pro papel de Aquaman… ¯\_(ツ)_/¯

O lado negativo fica por conta do vilão Steppenwolf, muito pouco explorado e que destoa do restante dos efeitos especiais, pois aparenta ter sido feito nas coxas às pressas com um CGI bem marromeno medíocre; e do Superman, mas não pelo personagem em si, e sim por Henry Cavill e sua ‘maldição’ com feições e sentimentos! O cara não consegue expressar nada em suas atuações. Juro que achei o rosto dele diferente nesse filme, como se tivesse passado por alguma cirurgia, mas era só ele tentando sorrir mesmo… ¬¬

Bom, esses pequenos detalhes negativos não estragam a diversão e a Liga da Justiça supera as expectativas, deixando aquela sensação de um futuro bem promissor. Em suma, não é perfeito, mas é divertido, com ótimas cenas de lutas sem esquecer o lado cômico (nada exagerado como Thor: Ragnarok, reviews aqui e aqui).  Ou seja, a Warner/DC consegue o que planejava: apresentar um filme no estilo dos da Marvel!

Nota: 9/10

 

  1. 1: O que aconteceria se a mãe do Steppenwolf se chamasse Martha?! Fica aí a dúvida…
  2. 2: DUAS cenas pós-créditos! Fique no cinema até as luzes acenderem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s